Por que Amaarae está insatisfeito com a Academia de Gravação do Grammy Awards
Amaarae expressou sua decepção com a Recording Academy, popularmente conhecida como Grammy Awards, sobre a categorização de gênero que nega a muitos a
Por que Amaarae está insatisfeito com a Academia de Gravação do Grammy Awards
A artista ganense norte-americana Amaarae expressou sua decepção com a Recording Academy, popularmente conhecida como Grammy Awards, sobre a categorização de gênero que nega a muitos artistas africanos esse cobiçado prêmio.
Ela diz que a abordagem da Recording Academy de categorizar todos os gêneros musicais africanos em uma única categoria é historicamente errada.
Durante entrevista à Metro TV, Amaarae expressou sua preocupação com a abordagem adotada pela Recording Academy. Ela o descreveu como limitador e falha em reconhecer a rica diversidade e as influentes contribuições de artistas africanos para a cena musical global.
Embora reconhecendo a intenção positiva por trás da criação de uma categoria africana, Amaarae acredita que certas músicas devem ser consideradas em categorias mais amplas, como pop, hip-hop ou R&B.
Ela destacou exemplos como 'Calm Down' de Rema, com Selena Gomez, e 'Last Last' de Burna Boy, que tiveram impactos globais significativos além da África.
Segundo Amaarae, canções como essas merecem a oportunidade de competir em categorias que se alinham com seus estilos musicais e não devem se limitar a uma única categoria africana.
Ela argumenta que relegar tais canções prejudica as conquistas inovadoras de artistas africanos.
Amaarae explicou seu ponto de vista dizendo: “Então, eu sinto que um álbum como [Rema] 'Calm Down' com o remix com Selena Gomez, deve ser capaz de competir nas categorias pop [no Grammy].”
“Eu sinto que 'Last Last' [de Burna Boy] deveria ser capaz de competir nas categorias hip-hop, RnB ou pop e não ser relegado apenas à categoria africana porque isso é redutor dos trabalhos que os artistas [africanos] fizeram para quebrar limites”, acrescenta.
Recentemente, a Recording Academy anunciou três novas adições ao Grammy de 2024, incluindo a categoria de 'Melhor Performance de Música Africana'.
Esta categoria abrange vários gêneros musicais africanos, como Afrobeats, Afro-pop, Amapiano, High Life, Fuji, Kwassa, Ndombolo, Mapouka, Ghanaian Drill, Afro-House, South African Hip-Hop e Ethio Jazz.
A segunda categoria introduzida é Melhor Álbum de Jazz Alternativo, enquanto a terceira é Melhor Gravação de Dança Pop.